Estrutura do Programa
O objetivo deste módulo de ensino eletrónico é descrever a energia bipolar avançada, o LigaSure™ Small Jaw Instrument, utilizado durante uma tireoidectomia para o tratamento da doença da tireóide.
O módulo online de 25 minutos irá rever os princípios básicos da energia bipolar avançada; as técnicas cirúrgicas e dicas para uma utilização segura e eficaz; e pesquisa baseada em evidências sobre a utilização do LigaSure™ Small Jaw Instrument em um paciente submetido a uma tireoidectomia no que diz respeito a tempo de cirurgia, perda de sangue e alta do paciente.
Objetivos do programa
Literatura adicional
Professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Endocrinológica
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
A descrição da tireoidectomia minimamente invasiva vídeo-assistida engloba todos os aspectos relativos ao procedimento cirúrgico utilizado na abordagem dos nódulos da tireóide.
São descritos em pormenor a organização do bloco cirúrgico e o posicionamento do paciente e dos equipamentos, assim como dos instrumentos utilizados. As etapas técnicas principais do procedimento cirúrgico são apresentadas passo a passo: dissecação, ligaduras, extração/ressecção.
Portanto, esta técnica cirúrgica encontra-se bem padronizada para a abordagem desta condição.
Cirurgião do Aparelho Digestivo e Endocrinológico
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
Literatura adicional
Professor de Cirurgia
Università degli Studi di Pisa, Itália
Professora de Cirurgia
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
A cirurgia da paratireóide evoluiu significativamente devido ao desenvolvimento das técnicas de imagiologia. Há vinte anos, a exploração cirúrgica cervical era o único método que permitia identificar adenomas da paratireóide em mais de 95% dos casos. Desde então, a ultrassonografia de alta definição tem sido utilizada. A cintilografia com 99mTc-sestamibi (MIBI) ajudava a detectar adenomas de forma morfofuncional. A TC também evoluiu. O departamento de ciências informáticas do centro de formação do IRCAD desenvolveu um programa de imagiologia específico que permite reconstruir virtualmente os diferentes órgãos cervicais em três dimensões a partir de uma simples TC com contrate. A reconstrução 3D ajuda a localizar com precisão o adenoma da paratireóide em relação a estruturas adjacentes e, em particular, a estruturas vasculares. Este vídeo ilustra perfeitamente os benefícios dessa reconstrução 3D que permite corrigir no intra-operatório uma primeira impressão. É rapidamente encontrado um primeiro adenoma de pequena dimensão mas não corresponde à imagem reconstruída, principalmente devido às suas relações com a artéria tireóidea inferior. A dissecação da região superior da artéria, guiada pela reconstrução 3D permite identificar o adenoma suspeitado pela investigação imagiológica. O benefício da imagiologia permitiu uma exploração cervical com a utilização de uma abordagem vídeo-assistida e a cura do paciente.
Professor de Cirurgia
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
Cirurgião do Aparelho Digestivo e Endocrinológico
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
Professor de Cirurgia
Università degli Studi di Pisa, Itália
Habilitações académicas e formação
• 1972: Diploma em Medicina e em Cirurgia pela Universidade de Pisa, Itália.
• 1976: Especialização certificada pelo Colégio de Cirurgia Geral pela Universidade de Pisa, Itália.
• 1978 : Professor Associado de Cirurgia na Universidade de Pisa, Itália.
• 1986: Professor Catedrático de Cirurgia na Universidade de Pisa, Itália.
• 2002-2010: Presidente do Departamento de Cirurgia na Universidade de Pisa, Itália.
• 2006-2010: Pró-Reitor da Universidade de Pisa, Itália, responsável pela supervisão das relações Científicas com a EEC e universidades internacionais.
Áreas de interesse
Cirurgia endocrinológica , cirurgia da tireóide, cirurgia da paratireóide, cirurgia das suprarrenais, cirurgia minimamente invasiva, cirurgia robótica endocrinológica.
Professora de Cirurgia
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
Habilitações académicas e formação
- 1998: Diploma em Medicina pela Universidade de Ancona, Itália
- 1998-2004: Residência em Cirurgia Geral, Universidade de Ancona, Itália
- 2000-2002: Residência em Clínica Médica e Pesquisa no Departamento de Cirurgia Geral, UCSF, São Francisco, EUA
- 2004-2006: Residência em Clínica Médica no Departamento de Cirurgia Geral, UCSF, São Francisco, EUA
- 2007: Diretora do Laboratório de Motilidade Esofágica e Fisiologia Pélvica do NHC, Estrasburgo, França
- 2007: Editora associada da EATS (Associação Europeia de Cirurgia Transluminal)
- 2010: PhD em Cirurgia no Hospital Universitário de Estrasburgo, França.
- 2012: Prémio SAGES de desenvolvimento de carreira
Áreas de interesse
Cirurgia minimamente invasiva das vias digestivas altas (laparoscopia, endoscopia, cirurgia guiada por imagens), fisiologia esofágica, cirurgia bariátrica. A Dra. Perretta esteve envolvida na experiência clínica inicial com Cirurgia Endoscópica Transluminal por Orifício Natural (NOTES).
Professor de Cirurgia
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
Habilitações académicas e formação
• Presidente do IRCAD / EITS Instituto de Pesquisa contra o Cancro do Aparelho Digestivo / Instituto Europeu de TeleCirurgia.
• Presidente e Membro Fundador da EATS Associação Europeia para a Cirurgia Transluminal.
• Editor-chefe do WeBSurg (Livro Eletrónico Mundial de Cirurgia).
• Presidente e Chefe do Departamento de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Endocrinológico, Hospital Universitário de Estrasburgo, França.
Áreas de interesse
O Professor Marescaux é reconhecido internacionalmente pela sua experiência cirúrgica em cirurgia minimamente invasiva. Tem abundante experiência em cirurgia endocrinológica e desenvolveu técnicas cirúrgicas para doenças gastrointestinais. Fundou o Instituto para a Pesquisa em Cirurgia contra o Cancro do Aparelho Digestivo (IRCAD) e é o Presidente do Instituto Europeu para a TeleCirurgia (EITS), uma escola especializada, que dá formação a mais de 3000 cirurgiões anualmente em cirurgia laparoscópica. Em setembro de 2001, o Professor Marescaux realizou a primeira operação transatlântica assistida por robô conhecida como Operação Linderbergh. A 2 de abril de 2007, o Professor Jacques Marescaux e a sua equipa realizaram com sucesso a primeira cirurgia sem cicatriz. Esta primeira operação sem incisão em humanos foi efetuada com a utilização de um endoscópio flexível para colecistectomia transvaginal numa paciente com 30 anos de idade com colelitíase sintomática. Esta estreia mundial foi designada por "operação Anubis". O Professor Marescaux participa em muitas associações médico-cirúrgicas incluindo o Colégio Real de Cirurgiões (Londres), a Associação Europeia de Cirurgia, a Academia Nacional de Medicina e a Sociedade Europeia de Tele-Medicina.
Cirurgião do Aparelho Digestivo e Endocrinológico
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
Habilitações académicas e formação
Desde 2000: Co-diretor científico do IRCAD/EITS (Institut de Recherche contre les Cancers de l'Appareil Digestif/Instituto Europeu de TeleCirurgia). Membro do Conselho Editorial do WeBSurg (Livro Eletrónico Mundial de Cirurgia).
Desde 1996: Cirurgião Especialista no Hospital Universitário de Estrasburgo, Departamento de Cirurgia de Urgência, Geral e Endocrinológica.
Áreas de interesse
O Dr. Vix tem ampla experiência em cirurgia geral e do aparelho digestivo e é especialista em cirurgia de urgência e de obesidade mórbida. O Dr. Vix participou no projeto Estudos Experimentais, Interfaciais, Análises, Recuperação e Acompanhamento Clínico de Implantes e de Dispositivos Médicos com o Professor Stig Karlsson. É membro eleito do comité médico do Hospital Universitário de Estrasburgo e é membro de várias associações médicas, incluindo a Association Française de Chirurgie Endocrinienne (Associação Francesa de Cirurgia Endocrinológica) e da Société Française de Chirurgie Digestive (Sociedade Francesa de Cirurgia Digestiva).
Professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Endocrinológica
Hospital Universitário de Estrasburgo, França
Habilitações académicas e formação
• 1990: Diploma em Medicina, Faculdade de Medicina de Estrasburgo (Tese Premiada), França
• 1990: Diploma em Medicina, Certificação em Cirurgia Digestiva
• 1995: Diploma em Medicina, Certificação em Cirurgia Geral
• 1996: PhD, Universidade Louis Pasteur, Estrasburgo, França
• 1999: Professor de Cirurgia, Universidade Louis Pasteur, Estrasburgo, França
• Desde 1992: Cirurgião de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Endocrinológica, Hospital Universitário de Estrasburgo, França
• Desde 1994: Vice-Presidente do IRCAD/EITS (Institut de Recherche contre les Cancers de l'Appareil Digestif / Instituto Europeu de TeleCirurgia)
Áreas de interesse
O Prof. Mutter tem um interesse particular em novas tecnologias, era da informação e robótica. Como cirurgião, Professor e pesquisador, o seu objetivo é desenvolver ainda mais as técnicas de cirurgia minimamente invasiva e as melhores práticas baseadas em cirurgia guiada por imagens, modelação e simulação médica e numérica, utilização de robótica e automação.Agradecimento
Toda a equipa do WeBSurg gostaria de expressar os seus sinceros agradecimentos a todos os cirurgiões que tiveram um papel ativo neste projeto pelo seu trabalho inovador, e em particular ao Dr. Michel Vix, à Dra. Silvana Perretta e ao Professor Didier Mutter. Um agradecimento especial ao Professor Paolo Miccoli por sua contribuição essencial a este módulo de ensino eletrónico.
Gostaríamos igualmente de agradecer à Covidien, fabricante e distribuidora do sistema LigaSure™ Small Jaw Instrument, por tornar possível o desenvolvimento deste pacote didático de ensino eletrónico.
As nossas felicitações a Donna S. Watson (Responsável pelo Desenvolvimento do Currículo do Curso na Covidien) e Fiona Morrison (Diretora Sénior, Soluções Cirúrgicas PACE Globais na Covidien) que responderam amavelmente a todas as nossas perguntas sobre o LigaSure™ Small Jaw Instrument e nos ajudaram a compilar este módulo de ensino eletrónico. Finalmente, estamos gratos ao Professor Jacques Marescaux pelo seu apoio constante e talento absoluto.
Créditos
Este módulo de ensino eletrónico foi amável e completamente ilustrado por Catherine Cers, ilustradora médica.
O design gráfico foi criado por Gaelle Lechner-Giovannoni.
As fotografias foram cedidas por Julie Duffet, a edição vídeo por Melody Meyer di Rosa, Thibaud Balland, David Hiltenbrand e Carlos Alves, técnicos de audiovisuais.
O desenvolvimento ficou a cargo de Nicholas Hirlemann e de Stephane Becker, desenhadores de páginas web.
As traduções e as revisões linguísticas foram compiladas por Christopher Burel e Guy Temporal, revisores médicos.
O desenvolvimento do produto foi realizado por Thomas Parent, Diretor Técnico (Chief Technical Officer) da WeBSurg.